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Filmitalus
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Filmitalus
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Quando se apagavam as luzes no Sonoro Cine e no ecrã aparecia a palavra Filmitalus a tremer como se estivesse à superfície dum líquido sobre o qual fossem pingando finas gotas de som (de cítara, parecia), nós, que com quinze anos tínhamos entrado (porque o polícia compincha fechou os olhos) para um filme para maiores de dezoito, já sabíamos que o filme que aí vinha era dos 'tais' – quero dizer, dos que mostravam beijos que escaldam, alguma coisa das coxas de uma mulher, alguma coisa duma cena de alcova, não demasiado, mas o suficiente para mais tarde, já entre lençóis, ajustarmos contas com a actriz, mediante os manejos solitários do costume – aquilo a que, por riso e não por pudor, dávamos o pitoresco nome de gaiola. 2 E isto no tempo em que Deus não era mais que uma desajeitada distorção de si mesmo e, pela severa boca dos seus vigários, proibia masturbações e manobras afins – – o que, uma vez apaziguadas as hormonas, nos trazia ressacas contritas, arrependimentos, juras de que aquela tinha sido a última vez. Mas agora pergunto eu: se nos queria castos, arredados do corpo, porque permitia Deus que se fizessem filmes assim e houvesse mulheres como Anna Magnani – que nos abrasavam e tão facilmente forçavam as muralhas da nossa castidade? |
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Quando si spegnevano le luci al Sonoro Cine e sullo schermo appariva la parola Filmitalus tremolante come se si trovasse sulla superficie di un liquido sul quale stessero gocciolando fini stille di suono (di cetra, sembrava), noi, che a quindici anni eravamo entrati (perché l’amico gendarme aveva chiuso un occhio) per vedere un film vietato ai minori di diciotto, già sapevamo che il film che davano lì era di “quelli là” – voglio dire, quelli che mostravano baci che eccitavano, qualcosa delle cosce di una donna, qualcosa d’una scena di letto, non troppo, ma il sufficiente perché più tardi, già fra le lenzuola, aggiustassimo i conti con l’attrice, mediante i consueti maneggi solitari – quello a cui, per ridere e non per pudore, davamo il pittoresco nome di pippa. 2 E questo ai tempi in cui Dio non era altro che una grossolana distorsione di se stesso e, tramite la severa bocca dei suoi vicari, proibiva masturbazioni e manovre affini – – il che, una volta acquietati gli ormoni, ci procurava contriti malesseri, pentimenti, giuramenti che sarebbe stata l’ultima volta. Ma ora io mi domando: se ci voleva casti, distaccati dal corpo, perché Dio permetteva che si facessero film così e ci fossero donne come Anna Magnani – che ci infervoravano e tanto facilmente forzavano i baluardi della nostra castità? |
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La Rosa Tatuata Locandina del film (1955) |
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