Meu rosário


Nome :
 
Collezione :
 
Altra traduzione :
Conceição Evaristo »»
 
Poemas da Recordação e Outros Movimentos (2008) »»
 
Francese »»
«« precedente /  Sommario / successivo »»
________________


Meu rosário
Il mio rosario


Meu rosário é feito de contas negras e mágicas.
Nas contas de meu rosário eu canto Mamãe Oxum e falo
padres-nossos e ave-marias.
Do meu rosário eu ouço os longínquos batuques do meu povo
e encontro na memória mal adormecida
as rezas dos meses de maio de minha infância.
As coroações da Senhora, onde as meninas negras,
apesar do desejo de coroar a Rainha,
tinham de se contentar em ficar ao pé do altar
lançando flores.
As contas do meu rosário fizeram calos nas minhas mãos,
pois são contas do trabalho na terra, nas fábricas, 
nas casas, nas escolas, nas ruas, no mundo.
As contas do meu rosário são contas vivas.
(Alguém disse um dia que a vida é uma oração,
eu diria, porém, que há vidas-blasfemas).
Nas contas de meu rosário eu teço entumecidos
sonhos de esperanças.
Nas contas de meu rosário eu vejo rostos escondidos
por visíveis e invisíveis grades
e embalo a dor da luta perdida nas contas de meu rosário.
Nas contas de meu rosário eu canto, eu grito, eu calo.
Do meu rosário eu sinto o borbulhar da fome
no estômago, no coração e nas cabeças vazias.
Quando debulho as contas do meu rosário,
eu falo de mim mesma em outro nome.
E sonho nas contas de meu rosário lugares, pessoas,
vidas que pouco a pouco descubro reais.
Vou e volto por entre as contas de meu rosário,
que são pedras marcando-me o corpo-caminho.
E neste andar de contas-pedras,
o meu rosário se transmuda em tinta,
me guia o dedo,
me insinua a poesia.
E depois de macerar conta por conto do meu rosário,
me acho aqui eu mesma
e descubro que ainda me chamo Maria.
Di grani neri e magici è fatto il mio rosario.
Sui grani del mio rosario io intono Mamma Oxum e dico
padri nostri e ave marie.
Nel mio rosario io posso sentire i lontani tam tam della mia gente
e ritrovo nella memoria appena assopita
le preghiere mariane della mia infanzia.
Le incoronazioni di Nostra Signora, dove le bimbe negre,
seppur desiderose d’incoronare la Regina,
si dovevano accontentare di stare presso l’altare
gettando fiori.
I grani del mio rosario han fatto venire i calli sulle mie mani,
poiché sono grani dei lavori della terra, delle fabbriche,
delle case, delle scuole, delle strade, del mondo.
Sono grani vivi i grani del mio rosario.
(Un giorno qualcuno disse che la vita è un’orazione,
io, però, direi che ci sono vite sacrileghe).
Sui grani del mio rosario io vado tessendo turgidi
sogni di speranze.
Sui grani del mio rosario io vedo visi nascosti
da inferriate visibili e invisibili
e cullo il dolore per la lotta perduta nei grani del mio rosario.
Nei grani del mio rosario canto e grido e taccio.
Col mio rosario avverto il brontolio della fame
nello stomaco, nel cuore e nelle teste vuote.
Quando faccio scorrere i grani del mio rosario,
io parlo di me stessa con un nome diverso.
E sogno coi grani del mio rosario luoghi, gente,
vite che poco alla volta riconosco reali.
Vado su e giù tra i grani del mio rosario,
che sono pietre che scandiscono il mio corpo-cammino.
E in questo viavai di grani-pietre,
il mio rosario si trasforma in inchiostro,
mi orienta il dito,
m’instilla la poesia.
E dopo aver macerato i grani sgranando il mio rosario,
io qui ritrovo me stessa
e scopro di chiamarmi ancora Maria.
________________

Carybé
Acarajé (1953)
...

Nessun commento:

Posta un commento

Nuvola degli autori (e alcune opere)

A. M. Pires Cabral (44) Adélia Prado (40) Adolfo Casais Monteiro (36) Adriane Garcia (40) Affonso Romano de Sant’Anna (41) Al Berto (38) Albano Martins (41) Alexandre O'Neill (29) Ana Cristina Cesar (39) Ana Elisa Ribeiro (19) Ana Hatherly (43) Ana Luísa Amaral (40) Ana Martins Marques (48) Antônio Cícero (40) António Gedeão (37) António Ramos Rosa (39) Augusto dos Anjos (50) Caio Fernando Abreu (40) Carlos Drummond de Andrade (43) Carlos Machado (104) Casimiro de Brito (40) Cecília Meireles (37) Conceição Evaristo (33) Daniel Faria (40) Dante Milano (33) David Mourão-Ferreira (40) Donizete Galvão (41) Eugénio de Andrade (34) Ferreira Gullar (39) Fiama Hasse Pais Brandão (38) Francisco Carvalho (40) Galeria (27) Gastão Cruz (40) Gilberto Nable (46) Hilda Hilst (41) Inês Lourenço (40) João Cabral de Melo Neto (44) João Guimarães Rosa (33) João Luís Barreto Guimarães (40) Jorge de Sena (40) Jorge Sousa Braga (40) José Eduardo Degrazia (40) José Gomes Ferreira (41) José Saramago (40) Lêdo Ivo (33) Luis Filipe Castro Mendes (40) Manoel de Barros (36) Manuel Alegre (41) Manuel António Pina (32) Manuel Bandeira (40) Manuel de Freitas (41) Marina Colasanti (38) Mário Cesariny (34) Mario Quintana (38) Miguel Torga (31) Murilo Mendes (32) Narlan Matos (85) Nuno Júdice (32) Nuno Rocha Morais (429) Pássaro de vidro (52) Poemas dos dias (21) Poemas Sociais (30) Ronaldo Costa Fernandes (42) Rui Pires Cabral (44) Ruy Belo (28) Ruy Espinheira Filho (43) Ruy Proença (41) Sophia de Mello Breyner Andresen (32) Tesoura cega (35) Thiago de Mello (38) Ultimos Poemas (103) Vasco Graça Moura (40) Vinícius de Moraes (34)